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[TUTORIAL] Criando um desperto
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[TUTORIAL] Criando um desperto
Apesar de, no Heróis Brasileiros, utilizarmos um termo diferente, o termo "Desperto", mas sua essência é muito semelhante aos mutantes que conhecemos. Logo, não há muito segredo na criação de um desperto. Portanto, este tutorial serve apenas para demonstrar as diferenças maiores entre nosso conceito de despertos e o conceito de mutantes.
→ Despertar forçado x Despertar natural
Existe uma grande diferença na questão da origem dos poderes, que envolve o despertar natural e o despertar forçado. O despertar natural ocorre sem interferências externas, o personagem ganha seus poderes numa faixa etária de 12 a 23 anos, sendo quase impossível de acontecer antes ou depois disso. O despertar forçado, por sua vez, não tem qualquer limite de idade. Ele pode acontecer com o personagem sendo recém-nascido, como também pode acontecer com o personagem já sendo um idoso que espera a morte ceifar-lhe a vida. O despertar forçado ocorre quando o corpo entra em contato com o targantium, um elemento que se torna gasoso na temperatura ambiente (e líquido em temperaturas mais frias) de cor arroxeada.
Há várias formas de se entrar em contato com o targantium, mas este elemento não é algo que você encontra facilmente por aí. E o despertar forçado provoca reações negativas no personagem. Em suma, dependendo do tempo de exposição, o personagem sofre mais sequelas em seu corpo, como modificações na aparência, por exemplo. Esses efeitos são mais visíveis em despertos forçados que possuam poderes que envolvam transformações, certamente.
No caso dos despertos naturais, problemas com aparência não são comuns, mas podem acontecer dependendo das circunstâncias do despertar, como um estresse muito grande, por exemplo. Cabe ao jogador definir isso. Aliás, isso nos leva ao próximo ponto...
→ Nascer com Poderes? Talvez...
Nenhum desperto, até o momento deste texto, nasce com poderes. Como visto no tópico anterior, há faixas de despertar natural, e o nascimento não está entre elas. Entretanto, algo pode ter acontecido para que isso tenha acontecido. A pergunta é: o que? Surpreenda o avaliador, se pensar em algo legal.
→ Lidando com poderes
Lidar com poderes é difícil. Num mundo em que você nem sabia que isso era possível, então, torna-se uma tarefa árdua. Descobrir os poderes e correr o risco de ser flagrado? Piorou! Por essas e outras, sua reação deve ser condizente com o cenário. Você até pode tentar mostrar seus poderes ao mundo, mas certamente irá bater de frente com os Protetores. Quer uma dica? Faça com que seu personagem tenha descoberto os poderes muito recentemente. Ou que tenha encontrado alguém que tenha lhe explicado sobre esse mundo. Ou que tenha feito alguma pesquisa na Deep Web. OAs possibilidades são tantas...
Agora, se você quiser fazer seu personagem ter descoberto os poderes há algum tempo, existem muitas possibilidades. Entre elas, você pode estar levando uma vida de foragido, ou então já ter ingressado em algum grupo, ou até mesmo vivendo em algum dos locais secretos. Ou pode estar simplesmente tentando ignorar a existência de seus poderes.
→ Decidindo seu destino
Um ponto mais difícil é você pensar sobre grupos. Para os despertos, existem três possibilidades: Protetores, Renegados e Independentes. Ou ser um prisioneiro do Controle, o que não recomendo, pois você fica fora da trama. É sério, não seja um prisioneiro.
Para o primeiro caso, o método é simples: algum membro dos Protetores chega até você, explica o que você é e te oferece ajuda. Algo como os X-Men. Simples, fácil e direto. Agora, se quiser colocar que você foi resgatado das garras do Controle, pode ser também.
Na segunda opção, você começou a viver por aí, se escondendo, até que alguns despertos te abordaram e mostraram ser iguais a você. Mostraram também que poderiam te proteger, e que você poderia ter iguais para conviver. Simples também, correto?
A última opção é aquela que, talvez, tenha uma liberdade criativa maior, que é a de não vestir camisa alguma, viver por conta própria. Você tem várias possibilidades de vida. E, claro, você pode simplesmente tentar fazer algo novo, algo que eu não tenha pensado. Mas, lembre-se de seguir o próximo item da lista:
→ Civis não sabem que pessoas superpoderosas existem!
E não devem ficar sabendo só por sua causa. Demonstrar seus poderes em público, diante de telas de celulares ou de vídeos na internet poderá destruir toda a trama do fórum, e não é isso que queremos, certo?
A existência de despertos e do sobrenatural é desconhecida do grande público. E não será você que irá revelar isso a todos. Uma coisa é você acabar soltando seus poderes sem querer perto de uma pessoa ou de um grupo. Outra é você fazer isso em rede nacional. Isso não deve acontecer, tá? Personagens que tiverem isso serão reprovados. E sem choro.
Esses são os pontos cruciais que você precisa saber antes de criar um desperto. Portanto, só seguir esses passos (principalmente o último) e se divertir!
→ Despertar forçado x Despertar natural
Existe uma grande diferença na questão da origem dos poderes, que envolve o despertar natural e o despertar forçado. O despertar natural ocorre sem interferências externas, o personagem ganha seus poderes numa faixa etária de 12 a 23 anos, sendo quase impossível de acontecer antes ou depois disso. O despertar forçado, por sua vez, não tem qualquer limite de idade. Ele pode acontecer com o personagem sendo recém-nascido, como também pode acontecer com o personagem já sendo um idoso que espera a morte ceifar-lhe a vida. O despertar forçado ocorre quando o corpo entra em contato com o targantium, um elemento que se torna gasoso na temperatura ambiente (e líquido em temperaturas mais frias) de cor arroxeada.
Há várias formas de se entrar em contato com o targantium, mas este elemento não é algo que você encontra facilmente por aí. E o despertar forçado provoca reações negativas no personagem. Em suma, dependendo do tempo de exposição, o personagem sofre mais sequelas em seu corpo, como modificações na aparência, por exemplo. Esses efeitos são mais visíveis em despertos forçados que possuam poderes que envolvam transformações, certamente.
No caso dos despertos naturais, problemas com aparência não são comuns, mas podem acontecer dependendo das circunstâncias do despertar, como um estresse muito grande, por exemplo. Cabe ao jogador definir isso. Aliás, isso nos leva ao próximo ponto...
→ Nascer com Poderes? Talvez...
Nenhum desperto, até o momento deste texto, nasce com poderes. Como visto no tópico anterior, há faixas de despertar natural, e o nascimento não está entre elas. Entretanto, algo pode ter acontecido para que isso tenha acontecido. A pergunta é: o que? Surpreenda o avaliador, se pensar em algo legal.
→ Lidando com poderes
Lidar com poderes é difícil. Num mundo em que você nem sabia que isso era possível, então, torna-se uma tarefa árdua. Descobrir os poderes e correr o risco de ser flagrado? Piorou! Por essas e outras, sua reação deve ser condizente com o cenário. Você até pode tentar mostrar seus poderes ao mundo, mas certamente irá bater de frente com os Protetores. Quer uma dica? Faça com que seu personagem tenha descoberto os poderes muito recentemente. Ou que tenha encontrado alguém que tenha lhe explicado sobre esse mundo. Ou que tenha feito alguma pesquisa na Deep Web. OAs possibilidades são tantas...
Agora, se você quiser fazer seu personagem ter descoberto os poderes há algum tempo, existem muitas possibilidades. Entre elas, você pode estar levando uma vida de foragido, ou então já ter ingressado em algum grupo, ou até mesmo vivendo em algum dos locais secretos. Ou pode estar simplesmente tentando ignorar a existência de seus poderes.
→ Decidindo seu destino
Um ponto mais difícil é você pensar sobre grupos. Para os despertos, existem três possibilidades: Protetores, Renegados e Independentes. Ou ser um prisioneiro do Controle, o que não recomendo, pois você fica fora da trama. É sério, não seja um prisioneiro.
Para o primeiro caso, o método é simples: algum membro dos Protetores chega até você, explica o que você é e te oferece ajuda. Algo como os X-Men. Simples, fácil e direto. Agora, se quiser colocar que você foi resgatado das garras do Controle, pode ser também.
Na segunda opção, você começou a viver por aí, se escondendo, até que alguns despertos te abordaram e mostraram ser iguais a você. Mostraram também que poderiam te proteger, e que você poderia ter iguais para conviver. Simples também, correto?
A última opção é aquela que, talvez, tenha uma liberdade criativa maior, que é a de não vestir camisa alguma, viver por conta própria. Você tem várias possibilidades de vida. E, claro, você pode simplesmente tentar fazer algo novo, algo que eu não tenha pensado. Mas, lembre-se de seguir o próximo item da lista:
→ Civis não sabem que pessoas superpoderosas existem!
E não devem ficar sabendo só por sua causa. Demonstrar seus poderes em público, diante de telas de celulares ou de vídeos na internet poderá destruir toda a trama do fórum, e não é isso que queremos, certo?
A existência de despertos e do sobrenatural é desconhecida do grande público. E não será você que irá revelar isso a todos. Uma coisa é você acabar soltando seus poderes sem querer perto de uma pessoa ou de um grupo. Outra é você fazer isso em rede nacional. Isso não deve acontecer, tá? Personagens que tiverem isso serão reprovados. E sem choro.
Esses são os pontos cruciais que você precisa saber antes de criar um desperto. Portanto, só seguir esses passos (principalmente o último) e se divertir!
- Líder
Pontos de Experiência (XP) :
Mensagens : 371
H-File
Atributos Principais:
Atributos Secundários:
Desvantagens, Perícias e Equipamentos:
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Atributos Principais:
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Atributos Secundários:
Atributos Secundários | Valor | Pontos de Vida (PV) | Condição Física (CF) | Pontos de Magia (PM) | Ataque/Dano Físico | Ataque/Dano à Distância | Defesa | Esquiva | Iniciativa | Manipulação | Intuição | Resistência Física | Resistência Mental | Capacidade de Carga | Slots de Magia |
Desvantagens, Perícias e Equipamentos:
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