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[SISTEMA] PESO E CARGA
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[SISTEMA] PESO E CARGA
SISTEMA DE PESO E CARGA
Na vida real, nós vemos que as pessoas, até certo ponto, não são capazes de carregar uma quantidade muito elevada de peso. E, apesar de que, em vários RPGs, a carga é deixada de lado, utilizamos um sistema de carga aqui no HB.
• Levando a carga
Todo equipamento possui, dentre seus atributos, um peso numérico. Para facilitar as coisas, não utilizaremos as medidas em g e kg, apenas atribuiremos um valor equivalente para o peso.
Além disso, você também precisa saber que há a questão de que, dependendo do item, ele precisa ser carregado em algum dispositivo específico (flechas numa aljava, armas num coldre ou bolsa, etc.). Como forma de limitar a quantidade de equipamentos que uma pessoa pode carregar, consideramos um esquema de slots de carga. Cada slot pode ser preenchido de alguma forma qualquer, dependendo do local do corpo do personagem. Para compreender melhor as possibilidades, veja a tabela abaixo:
Parte do Corpo | Tipo de Carga | Qtd. Slots |
Cabeça | Capacete, elmo, etc. | 1 |
Pescoço | Protetor de pescoço, amuletos, etc. | Variável |
Tronco | Dorso de armadura, colete a prova de balas, suporte para arma, etc. | Variável |
Costas | Mochila, Aljava, Jetpack, suporte para arma branca, etc. | Variável |
Ombros | Ombreiras, alças de bolsas, etc. | 2 |
Braços | Braços de armadura, canhões portáteis, braceletes, etc. | 2 |
Mãos | Arma carregada, quaisquer objetos que possam ser carregados | 2 |
Cintura | Coldre p/ armas, cinturões, amuletos, cinto de utilidades, etc. | 1 a 3 |
Pernas | Suporte para armas brancas e/ou de fogo, pernas de armadura, etc. | Variável |
Pés | Sapatos especiais, propulsores, armas escondidas, etc. | 2 |
Há a possibilidade de aumento de slots de carga, de acordo com o equipamento que o personagem possuir. Por exemplo, um personagem que carregue uma mochila terá mais slots nas costas do que alguém que não a possui. Equipamentos assim terão, dentre seus atributos, a adição de slots prevista.
O peso dos equipamentos será decidido de acordo com a seguinte tabela:
Tipo de Equipamento | Peso |
Flechas, Tecidos, Chumbinhos, etc. | 0 |
Zarabatanas, estilingues, agulhas, etc. | 0,1 |
Adagas, braceletes, 1m de corda, poções, óculos especiais, etc. | 0,2 a 0,5 |
Arco simples, capacetes, livros, facões, etc. | 1 |
Escudos menores, arco tecnológico, pistolas, etc. | 2 |
Escudos maiores, balestras, fuzis, espadas curtas, etc. | 3 |
Maças leves, rifles, armas maiores, espadas médias, escudos pesados | 5 |
Lança-Foguetes | 7 |
Maças pesadas, marretas, espadas longas, armas pesadas | 10 |
Metralhadoras, machados grandes | 12 |
Armaduras leves (toda) | 15 |
Armaduras tecnológicas (desligadas) | 20 |
Armaduras pesadas | 30 |
ATENÇÃO: os valores de peso são aproximados. Um equipamento dentro de uma faixa pode ter valores maiores ou menores, dependendo de seu tipo.
• Redutores
Sabendo do limite de carga do personagem, o jogador saberá que apenas poderá carregar um valor X de objetos. Se o peso for extrapolado, será descontado 1 CF a cada 3 pontos a mais que o personagem estiver carregando. Se o peso excedente for menor que 3, não será descontado CF.
Por exemplo: a personagem Aline está carregando equipamentos que totalizam 24 pontos de peso, mas sua Força é D, o que lhe permite carregar apenas 20 pontos. Logo, ela perderá 1 ponto de CF por turno.
• Personagens com poderes/magias
Alguns poderes permitem ao personagem carregar uma quantidade maior de peso, geralmente poderes que envolvem a força física ou a levitação de objetos com a mente. Nestes casos, a carga carregada pelo personagem com um poder ativo poderá:
► Ter seu peso considerado pela metade, em caso de personagens com poderes de força, mas não superforça;
► Ser desconsiderada, em caso de personagens com poderes que envolvem superforça;
► Ser desconsiderada, caso o personagem não esteja levando o objeto preso ao corpo, como um telecinético poderia fazer.
Outros casos serão estudados pela staff no ato de avaliação da ficha.
- Líder
Pontos de Experiência (XP) :
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Atributos Principais:
Atributos Secundários:
Desvantagens, Perícias e Equipamentos:
Mensagens : 371
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Atributos Principais:
Atributos Principais | Classe | Força | 100 | Destreza | 100 | Agilidade | 100 | Saúde | 100 | Constituição | 100 | Percepção | 100 | Inteligência | 100 | Persuasão | 100 | Concentração | Vontade | Carisma | Magia |
Atributos Secundários:
Atributos Secundários | Valor | Pontos de Vida (PV) | Condição Física (CF) | Pontos de Magia (PM) | Ataque/Dano Físico | Ataque/Dano à Distância | Defesa | Esquiva | Iniciativa | Manipulação | Intuição | Resistência Física | Resistência Mental | Capacidade de Carga | Slots de Magia |
Desvantagens, Perícias e Equipamentos:
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