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[TUTORIAL] Lidando com Atributos

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[TUTORIAL] Lidando com Atributos

Mensagem por Líder em 7/1/2018, 15:13

O sistema de atributos de nosso fórum pode parecer, a princípio, algo complexo. Entretanto, ele foi feito justamente para tornar o sistema algo mais palpável e equilibrado, evitando assim a existência de personagens com habilidades muito na frente de outros.

Como vocês já devem ter lido no sistema de atributos (se não leram, leiam! O link estará no fim do post), existem dois tipos de atributos: os Primários e os Secundários. Com isso, vamos falar, primeiramente, dos atributos principais.

• Atributos Primários

Os atributos primários envolvem as características primárias do personagem, e são classificados de Classe F (menor nível) a Classe Ω (maior nível). Cada uma dessas classes possui um valor de teste diferente, que é o valor utilizado como base para testes e para o cálculo dos atributos secundários. A Classe F equivale a 0 pontos, enquanto a Classe Ω equivale a 12.

O custo para subir de classe de atributo cresce conforme a classe anterior deste, e as somas de custos são cumulativas. Ou seja, se você quiser subir seu atributo de D para C, deverá pagar 5 PA. Entretanto, se quiser subir de F pra C direto, terá que pagar 9 PA. Subir mais de uma classe de uma só vez só é permitido no momento de criação da ficha, sendo depois obrigatória a escalada "classe por classe". Isso significa que, caso você já tenha sua ficha pronta, você não poderá, por exemplo, ir da Classe E direto pra C sem passar pela Classe D antes e fazer pelo menos uma missão com esta classe.

Nós utilizamos 12 atributos primários em nosso fórum, sendo 5 físicos (Força, Destreza, Agilidade, Saúde e Constituição), 6 sociais (Percepção, Inteligência, Persuasão, Concentração, Vontade e Carisma) e 1 especial (Magia). Estes doze atributos podem ser utilizados diretamente nos testes comuns, mas servem também para calcular os atributos secundários, nosso próximo assunto.


• Atributos Secundários

Os atributos secundários existem para facilitar a vida do narrador/mestre e dos jogadores, dando valores fixos a testes específicos. Todo atributo secundário é montado mediante equações utilizando-se dos valores de teste dos atributos primários. Estes atributos são considerados em todos os testes importantes para o bom funcionamento do sistema.

Quando for distribuir os pontos dos atributos primários, lembrem-se de verificar qual é o foco de seu personagem, e veja que atributos secundários lhe agradam mais. Um policial, por exemplo, irá precisar mais de ataques à distância, esquivas e de uma quantidade maior de pontos de vida. Logo, faz mais sentido ter classes mais altas de Concentração, Percepção, Saúde, Destreza e Agilidade. Um mago, por sua vez, terá que ter uma CA de Magia e de Inteligência maior do que as de outros atributos.


• Bônus que modificam atributos primários

Em alguns poderes, magias e amuletos, há bônus que, em vez de modificarem os atributos secundários, modificam os atributos primários. Portanto, caso seu bônus se aplique nos primários, ele também será aplicado nos secundários. Os únicos secundários que NÃO PODEM receber bônus do tipo são: Pontos de Vida, Condição Física, Pontos de Magia e Slots de Magia.

Lembrem-se: os bônus de atributos primários não modificam a CA dele, apenas recebem um adicional. Um atributo Classe B com +1 de bônus não se torna um atributo Classe A.


LINKS:

Sistema de Atributos: http://despertosrpg.forumeiros.com/t534-sistema-atributos
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Atributos Principais:
Atributos PrincipaisClasse
Força100
Destreza100
Agilidade100
Saúde100
Constituição100
Percepção100
Inteligência100
Persuasão100
Concentração
Vontade
Carisma
Magia

Atributos Secundários:
Atributos SecundáriosValor
Pontos de Vida (PV)
Condição Física (CF)
Pontos de Magia (PM)
Ataque/Dano Físico
Ataque/Dano à Distância
Defesa
Esquiva
Iniciativa
Manipulação
Intuição
Resistência Física
Resistência Mental
Capacidade de Carga
Slots de Magia

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